Cantinho da Leitura Infantil: veja como fazer passo a passo

Infantil

Incutir amor pelos livros desde a infância, ler, especialmente livros de papel, desenvolve a imaginação e a criatividade.

O livro é o melhor amigo e educador, por isso é tão importante buscar ideias inspiradoras para decorar cantinhos de leitura acolhedores para as crianças.

A tarefa dos pais é criar um espaço de leitura confortável, onde seja agradável sentar-se com a mãe ou a sós com o seu livro preferido. É fácil organizar um canto de leitura em casa.

Você pode colocá-lo no quarto das crianças ou em uma sala comum onde toda a família se reúna. Basta adicionar uma estante de livros, poltrona ou travesseiro para maior conforto.

Dicas de como montar um cantinho da leitura infantil

O local para leitura de livros deve ser bem iluminado. Se não houver luz natural suficiente, instale acessórios de iluminação adicionais.

como montar um cantinho da leitura infantil

Torne o canto multifuncional para que as crianças não possam apenas ler, mas também brincar nele.

Veja também: Brincadeiras infantis: 19 opções divertidas para brincar em casa

Torne a área divertida e atraente para o seu filho com cores brilhantes, uma decoração incomum com seus personagens favoritos do livro e letras inspiradoras.

Se o canto de leitura for organizado em uma sala onde toda a família se reúne, ele será usado com mais frequência.

Coloque os livros infantis de forma que fiquem visíveis e acessíveis para a criança.

Como fazer um cantinho da leitura infantil passo a passo

Os livros infantis são bons para a alma. Então, nós os combinamos para criar um refúgio divertido, mas elegante, que irá encorajar seus filhos a tirar suas mentes da TV e do tablet, pegar um bom livro e deixar suas fantasias vagarem livremente.

Como fazer um cantinho da leitura infantil

Assentos aconchegantes, boa iluminação e uma coleção de contos de fadas favoritos são os elementos básicos de que você precisa para criar um espaço charmoso, porém moderno, onde histórias mágicas e personagens coloridos podem ganhar vida.

Coisas que você precisa para criar um canto de leitura infantil:

  • Tenda suspensa de dossel
  • Gancho de teto, aparafusado ou adesivo
  • Estantes de livros
  • Martelo
  • Pequeno tapete ou cobertor
  • Travesseiro de chão
  • Almofadas decorativas
  • Cobertor aconchegante
  • Cestos
  • Livros
  • Lâmpada
  • Elementos decorativos (guirlandas, obras de arte, etc.)

Quer se trate de um quarto infantil ou sala de jogos, um pequeno canto da sala é um ótimo lugar para um canto de leitura, pois envolve naturalmente o espaço e aumenta a ilusão de um esconderijo secreto.

Saiba mais: Como ajudar seu filho a brincar livremente?

Adicione um toque de privacidade e capricho pendurando uma tenda de dossel no teto que suaviza e define o espaço.

Passo 1

Prenda a cúpula ao teto usando um gancho de rosca padrão ou gancho adesivo.

Um parafuso de gancho será mais seguro, mas se você for locatário ou simplesmente preferir não fazer furos no teto, um gancho adesivo funcionará. Certifique-se de usar um resistente que possa suportar o peso do seu velame (na verdade, temos um gancho de teto que você pode aparafusar ou colar no teto).

Passo 2

Pendure as estantes até o chão na parede para que seu filho possa alcançá-las facilmente e enchê-las com seus livros favoritos, bem como alguns novos títulos. Escolha estantes planas por seu design simples, de fácil montagem e capacidade de armazenar muitos livros.

Passo 3

Estenda um tapete ou cobertor macio dentro do dossel e coloque um travesseiro no chão para um descanso confortável.

Vários tamanhos, formas e texturas na parte superior das almofadas de lã para maior conforto e interesse visual.

A opção mais fácil é colocar alguns colchões grandes no chão. Você pode complementá-los com almofadas decorativas macias e mantas em lindos tons alegres.

cantinho da leitura simples

Alguns amigos, bichinhos de pelúcia, também farão uma grande companhia. (Se você preferir uma cadeira confortável sob seu dossel, uma dessas cadeiras suspensas boho chic seria o ideal.)

Dica: manter uma paleta de cores neutras garantirá que o recanto de leitura se encaixe perfeitamente na sua casa.

Passo 4

A luz natural é ótima para a leitura diurna, mas para aquelas horas depois do sol e das histórias para dormir, a luz de leitura é a chave. Escolher um item exclusivo, como a lâmpada estrela que usamos (que coloca um padrão de estrela engraçado nas paredes), dá ao espaço um toque especial. Certifique-se de que a luz esteja ao alcance da esquina.

Passo 5

Uma cesta próxima com cobertores e travesseiros extras fornece calor e conforto em qualquer dia frio e sombrio – um dia perfeito para ler se você nos perguntar.

Passo 6

Detalhes divertidos como luzes cintilantes de estrelas, adesivos de olhos sonolentos ou estampas de arte despertam a imaginação e transmitem uma vibração mais energética.

Quer se trate de uma floresta ou uma aventura do outro mundo, é aqui que você pode usar os interesses de seu filho para tornar o espaço realmente seu.

O processo de criação de um cantinho da leitura infantil não precisa ser caro ou complicado.

Quem disse que não se pode julgar um livro pela aparência? As crianças adoram imagens coloridas e ricas, então tente decorar estantes com contos de fadas originais e obras literárias com encadernações tentadoras.

Mantenha os livros ao alcance das crianças. Quanto menor for a criança, mais baixas devem ser as prateleiras.

Permita que a criança escolha livros para ler por conta própria. Dê a oportunidade de colocar livros no lugar, ensine a criança a fazer pedidos.

Agora você tem tudo de que precisa para deixar seu filho perdido em um grande livro e um mundo fictício. Vá e explore, crianças!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *