pessoa acessando app de reciclagem

5 hábitos simples para tornar sua vida mais verde

Artigos
pessoa acessando app de reciclagem
Muitas pessoas pensam que uma vida sustentável é cara, estranha e inconveniente. Na verdade, ajudar o planeta é mais fácil do que parece. Junto com a rede de varejo Magazine Luiza , que lançou uma coleção de acessórios feitos de plástico reciclado, explicamos como fazer uma pequena contribuição para a grande causa do meio ambiente.

1. Amizade com a filosofia de compartilhamento

Traduzido do inglês, o verbo compartilhar significa “compartilhar”. Este conceito é baseado no princípio do acesso temporário a coisas ou serviços: quanto menos compramos, menos recursos são gastos na produção. A recusa ao consumo excessivo é uma tendência da última década. Você não precisa pagar pelo equipamento de esqui completo se for às montanhas uma vez por ano ou comprar uma ferramenta de construção cara para pregar a prateleira do banheiro. Melhor alugar tudo ou perguntar a um vizinho.

Aqui estão algumas idéias para fazer amigos com diferentes formas de compartilhamento:

  • Troca de festas. Concorde com seus amigos que todos levarão algumas coisas desnecessárias para a próxima reunião em casa. Você pode se divertir dizendo um ao outro como eles chegaram até você, trocar se você gostar de algo e doar tudo o que resta para a caridade.
  • Transporte de aluguel. Se você nunca usou o compartilhamento de carro, bicicletas urbanas ou scooters, agora é a hora de começar. Tente combinar esses meios de transporte em função da distância e calcule os benefícios.
  • Espaços de Coworking. Está prestes a abrir o seu próprio negócio e à procura de um espaço para escritório? Não se apresse. Experimente os espaços de coworking – espaços especiais que têm tudo de que você precisa para trabalhar com tranquilidade.
  • Compartilhamento de comida. Comprou no supermercado e não tem tempo para comer tudo? Seus parentes doaram muitas frutas e vegetais da dacha? Divida a comida com quem precisa.

2. Reduzir, reutilizar e reciclar

A regra 3R (reduzir, reutilizar, reciclar) inclui três princípios simples sobre os quais um estilo de vida sustentável é construído. Reduza o consumo: antes de comprar, pense se você realmente precisa de um décimo jeans ou de um gadget novo se o antigo estiver fora de moda, mas funciona muito bem.

Reutilizar: quando uma coisa perdeu a apresentação, está fora de serviço ou apenas cansada, não se pode jogar fora, mas sim dar para consertar ou encontrar um novo dono.

Reciclar: Faça o seu melhor para garantir que o papel, o plástico e o vidro sejam convertidos em materiais reciclados e, em seguida, em coisas novas. Isso pode ser feito separando o lixo, levando roupas velhas a lojas de reciclagem e apoiando iniciativas ambientais de grandes marcas – deixando recipientes de plástico em máquinas especiais instaladas em redes de varejo ou comprando itens feitos de plástico reciclado.

Por exemplo, em Pyaterochka agora você pode comprar produtos para esportes e recreação de uma coleção ecológica especial : uma mochila, uma bolsa de cinto, uma pasta para um laptop e documentos, uma bolsa transformadora, uma garrafa de água e recipientes para comida. Acessórios de estilo de vida sustentável projetados por designers italianos e feitos de plástico reciclado. Ao escolher os produtos dessas coleções, você apoia a produção de itens com materiais reciclados. Foram necessárias 20 garrafas plásticas usadas para fazer apenas uma mochila , que poderia ir para o aterro sanitário.

Além disso, graças à promoção na rede comercial, essas coisas podem ser compradas mais baratas. Faça compras nas lojas Pyaterochka no valor de 200 rublos ou mais com o Help-Card, colete adesivos eletrônicos e compre produtos ecológicos com descontos de até 90%.

3. Recusar cheques de papel

Os recibos são impressos em papel térmico revestido com bisfenol A. De acordo com o projeto de coleta separada, os definidos estão relutantes em concordar “Coleta separada”: cheques aceitar essas matérias-primas e leva-las apenas em grandes quantidades, mas pode ser difícil acumular uma pilha de checks em casa.

Em vez de tirar uma montanha de pedaços de papel da bolsa todas as semanas e pensar onde colocá-los, mude para as opções eletrônicas. Essa oportunidade é dada aos clientes por algumas grandes redes varejistas: em vez da fita longa usual, o cliente recebe um pequeno cheque, que confirma que a transação com o cartão do banco foi bem-sucedida. Por exemplo, no aplicativo Pyaterochka, você pode recusar recibos impressos em papel – os dados da compra serão enviados para seu e-mail.

4. Economize recursos

Mesmo que uma pessoa não consiga impedir as empresas transnacionais, ela pode economizar água e eletricidade pelo menos em sua casa. Além disso, hábitos simples de economia doméstica ajudarão a pagar menos pelos serviços públicos.

Substitua as lâmpadas incandescentes convencionais por lâmpadas de baixo consumo e sempre apague as luzes ao sair da sala. Ao comprar eletrodomésticos, preste atenção à classe de consumo de energia: o menor de todos os medidores “enrolados” são os aparelhos da classe A e superiores. Além disso, sempre desligue os aparelhos quando não estiverem em uso.

Conserte torneiras e encanamentos com vazamento e instale arejadores nas torneiras – bicos para uso econômico da água. Feche a torneira enquanto escova os dentes ou aplica bálsamo no cabelo. Só ligue a máquina de lavar e a lava-louças quando estiverem totalmente carregadas. Procure não ficar muito tempo no banho, senão os litros de água serão totalmente desperdiçados.

5. Viaje com sabedoria

Quando viajamos, inevitavelmente nos deparamos com algo que não podemos influenciar: os alimentos nos aviões ainda são transportados em pratos de plástico e os hotéis ainda fornecem aos turistas amostras de xampu e sabonete. Mas você ainda pode fazer suas viagens o mais ecologicamente corretas possível.

Leve com você coisas que minimizam o desperdício pessoal: uma caneca reutilizável, um shopper, uma lancheira, uma garrafa de água, uma capa de mala reutilizável. A propósito, esses itens podem muito bem ser feitos de plástico reciclado .

Os produtos de higiene também devem ser levados de casa – não é fato que o hotel recicle embalagens de miniaturas de xampu e gel de banho. Comece um conjunto de recipientes de viagem e despeje os fundos necessários antes da viagem. As garrafas reutilizáveis ​​duram mais de um ano e também ajudam a economizar espaço na bagagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *