Brincadeiras infantis: 19 opções divertidas para brincar em casa

Brincadeiras

Todos nós recentemente nos convencemos de que uma família pode ficar muito tempo presa em casa e uma criança pode ficar sem comunicação com os colegas.

Como fazer para que os rostos da família não fiquem mais tristes a cada dia? Encontre pelo menos meia hora para um jogo divertido.

Há muitas opções de jogos familiares para os quais nenhum equipamento especial é necessário. Em alguns deles você pode brincar com seu filho quando estiver preparando o jantar ou quando quiser ficar mais tempo na cama pela manhã, e a criança já veio correndo para se comunicar. Outros exigirão mais atividade – mas todos irão afastar o tédio.

Brincadeiras infantis divertidas para fazer em casa

Você poderá adquirir o hábito de brincar com toda a família à noite, ou aos sábados, ou em dias de chuva. Então, confira algumas dicas de brincadeiras a seguir.

dicas de brincadeiras infantis

Jogos para crianças de 2 a 4 anos

Para desenvolver uma criança, não é necessário sentar-se com um conjunto de formas geométricas e um livro sobre cores. Vocês podem brincar junto e ficar agradavelmente surpreso ao perceber novas habilidades no bebê.

  1. Espelho

Um jogador mostra movimentos ou caretas, e o segundo tenta repeti-los de maneira síncrona e exata. Acontece ainda mais engraçado se ambos os jogadores se olharem em um espelho real.

  1. Verme e maçã

Você precisa de uma maçã de verdade, e uma criança se tornará um verme. Ele terá de se sentar no chão e, puxando-se para cima com as pernas, chegar até a maçã.

Os pais também podem participar, apenas por uma questão de justiça, é preciso aumentar a distância que eles terão para rastejar.

  1. Pena

Os jogadores sentam-se ao redor de uma mesa com uma pena (uma rolha, um pedaço de guardanapo ou algodão também funcionam).

Você precisa soprar na pena, direcionando-a para o oponente. Você pode fazer o chão como um polígono para o jogo, e impulsionar a pena com as ondas de qualquer torcedor improvisado.

  1. Orquestra doméstica

O que acontece se você bater em um recipiente de plástico de cabeça para baixo com uma colher? E se você passar a mesma colher em prendedores de roupa em um barbante? E bater em uma panela grande?

Extraia sons de todos os itens disponíveis e cante junto ou dance ao ritmo da música resultante. Se houver vários filhos, o pai pode se tornar o maestro e conduzir a orquestra.

Jogos para crianças de 5 a 8 anos

Os pré-escolares e os juniores já sabem muito, desenvolvem senso de humor. Quem você se tornará no jogo deles – jogadores ativos ou líderes de jogo?

  1. Decoração de vitrines

Um jogo conhecido é fácil de simplificar para uma turma de crianças pequenas.

Deixe os animais ou materiais escolares se tornarem o tema do jogo – escreva seus nomes em pedaços de papel e coloque-os em uma caixa. Cada participante tira a tarefa da caixa e tenta explicar aos outros o que foi concebido com gestos e movimentos.

  1. Barril de riso

As regras são simples: cada jogador pensa em uma palavra e a pronuncia em resposta à pergunta do anfitrião. Ninguém conhece as perguntas, as respostas são aleatórias e, portanto, engraçadas. “O que você comeu no café da manhã?” – “Avó”. “Quem traz presentes para as crianças no inverno?” – “Hipopótamo”.

  1. Luta de travesseiro

Entram no ringue dois jogadores marcados com faixas de fita colorida, com almofadas nas mãos. O objetivo de cada um é empurrar o adversário para fora do ringue usando apenas golpes de amortecimento.

O árbitro monitora o cumprimento das regras, ele também dá um sinal se a luta está no horário. Para manter o jogo seguro, é melhor manter objetos frágeis afastados e armar os jogadores com travesseiros leves de enchimento sintético.

  1. Alta moda

Você vai precisar de roupas e sapatos diferentes para jogar – tudo isso deve estar empilhado. Um dos jogadores se afasta da pilha e os outros jogadores se revezam pegando uma peça de roupa e perguntando: “Onde vestir?”

O jogador que se afasta nomeia uma parte do corpo, o resto se veste de acordo com suas instruções. Você pode se virar quando todas as roupas forem desmontadas.

Você pode até adicionar um pouco de diversão ao jogo, anunciando um concurso para o melhor nome para a fantasia resultante.

Jogos para crianças de 9 a 12 anos

Quanto mais velhas as crianças, mais jogos difíceis podem ser oferecidos a elas. Para os alunos mais jovens, você pode simplificar as regras, e até mesmo adolescentes e adultos vão gostar das opções engenhosas.

brincadeiras para crianças

  1. Chapéu

Este jogo também é conhecido pelo nome “Diga o contrário”. Se não houver um jogo de tabuleiro ou aplicativo pronto em seu smartphone, você pode escrever qualquer palavra em pedaços de papel e colocá-los em um chapéu (ou qualquer recipiente).

O objetivo de cada jogador é tirar palavras aleatórias da cartola e explicá-las aos outros para que possam adivinhar de que palavra estão falando. O vencedor é aquele que consegue explicar o máximo de palavras possível em um minuto.

  1. Twister

O pano com círculos de cores diferentes é um polígono para mostrar flexibilidade e velocidade de reação. O apresentador gira a seta na escala com marcações e anuncia o que a seta mostrou, por exemplo: “Pé direito para vermelho!”

Os jogadores devem executar o comando o mais rápido possível. A cada movimento a situação fica mais complicada, e no final alguém cai, arrastando o resto com ele.

Um conjunto pronto para este jogo está à venda, mas você mesmo pode marcar os campos coloridos no chão ou no tecido, e a determinação de qual cor colocar sua mão ou pé pode ser confiada a pedaços de papel com inscrições ou um aplicativo.

  1. Danetki

O anfitrião conta o final de uma história e os jogadores têm que fazer perguntas para entender o que aconteceu no início. O final geralmente soa paradoxal, e as perguntas devem ser tais que apenas “Sim”, “Não” ou “Desconhecido” possam ser respondidas.

Histórias prontas podem ser encontradas na internet e, depois, com jeito, componha-se.

  1. Vou para o mar…

O apresentador concebe algum tipo de padrão – por exemplo, palavras que terminam em vogais. Em seguida, ele diz aos jogadores: “Vou para o mar e levo o meu boné (escolhe a palavra que corresponde ao padrão).”

Os demais jogadores se revezam dizendo: “Eu também vou ao mar e levo comigo …” – e então escolhem palavras diferentes, tentando descobrir o padrão. Se a palavra se encaixa, o apresentador diz ao jogador: “Você está indo para o mar”, caso contrário – “Você não está indo para o mar.”

Jogos com os pais

Há entretenimento infantil em que os pais se tornam participantes ativos. Nesses jogos, novos talentos são descobertos e a confiança entre os membros da família também é fortalecida.

  1. Tela da família

Uma folha de papel maior (até mesmo cartolina serve), lápis e canetas hidrográficas são tudo de que você precisa para jogar. Sente-se à mesa ou no chão e comece a pintar o quadro geral.

Por exemplo, desenhe uma casa de sonho em que todos representem seu próprio quarto e acrescentem algo importante aos lugares onde toda a família se reúne – a cozinha ou a sala de estar.

  1. Histórias de novela

Para iniciar o jogo, você precisa dissolver o corante alimentício ou guache em um pouco de água e adicionar detergente para louça. Bata a espuma na solução com um canudo e toque nas bolhas com uma folha de papel.

Pense com seu filho como será a impressão e adicione os detalhes necessários. Você pode simplesmente espirrar tinta em uma folha, dobrar o papel ao meio, desdobrá-lo e imaginar como serão as manchas resultantes.

  1. Fants

Um adulto escreve tarefas engraçadas em pedaços de papel e as coloca em uma caixa. As crianças se revezam pegando pedaços de papel e fazendo o que está escrito ali: por exemplo, lêem poesia com voz estridente ou desenham com os olhos fechados.

Em jogos com crianças mais velhas, todos os participantes podem escrever tarefas – com o risco de que seu próprio fantasma caia para eles.

  1. Balanço no lençol

Um jogo para crianças pequenas, que às vezes crianças crescidas não se importam de brincar. A criança deita-se na colcha, os pais pegam a colcha pelos cantos e balançam. Melhor entretenimento para crianças.

Jogos de livros

Ler também é uma boa atividade familiar. E quantas vezes as crianças se imaginaram personagens de livros! Mas nos livros você ainda pode encontrar uma descrição de jogos infantis que foram esquecidos com o tempo.

  1. Quem sou eu?

Um jogo para crianças mais velhas, adolescentes e adultos. Geralmente é jogado em uma mesa ou sentado em cadeiras em círculo.

Cada jogador recebe um pequeno pedaço de papel e uma caneta (é melhor usar folhas autoadesivas). Em um pedaço de papel, cada um secretamente do resto escreve o nome de um herói literário (herói de um filme ou desenho animado), celebridade (cantor, artista, político).

Dependendo da idade dos participantes, quem pode escrever e quem não pode ser combinado com antecedência. Além disso, todos passam sua folha para o vizinho da direita. Depois de receber outro pedaço de papel, você precisa colá-lo na testa sem olhar. Assim, cada jogador vê os “nomes” de todos, exceto o seu.

Os jogadores se revezam fazendo outras perguntas importantes As perguntas devem ser tais que você possa responder “Sim” ou “Não”.

Você pode concordar com antecedência quantas perguntas cada participante pode fazer antes que o movimento avance em um círculo. O jogo continua até que alguém adivinhe. Este jogador se torna o vencedor. No entanto, você pode continuar a “batalha” pelo segundo e terceiro lugares.

  1. Não pise no chão

Os jogadores precisam andar pela sala sem cair no chão. Você pode mover móveis, construir passagens de objetos adequados, pular de um lugar para outro.

  1. Peepers

Os dois jogadores sentam-se frente a frente e olham nos olhos, tentando não piscar ou rir.

Quem piscou, desviou o olhar ou riu é considerado um perdedor. Combine se é possível fazer caretas durante o jogo e tentar incapacitar um adversário de outra forma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *